Resenha: "Gaian - O Reinício" de Cláudio Almeida

sábado, abril 08, 2017


Olá meus queridos amigos do blog! Depois de um longo tempo sem novas resenhas (Minhas sinceras desculpas), é com grande prazer que trago hoje a vocês uma resenha fresquinha do livro "Gaian - O Reinício", do nosso estimado amigo e parceiro Cláudio Almeida. Espero conseguir transmitir com sucesso a maravilhosa viagem e as fantásticas aventuras que este livro me proporcionou.


Sinopse: Gaian, o reinício é uma fantasia épica e narrará os últimos acontecimentos da Sétima Era daquele mundo que revelaram o nascimento de uma guerra, a queda do grandioso Reino do Norte e o reaparecimento dos guerreiros sagrados, um grupo destinado a combater o mal que trará, a cada povo de Gaian, desespero, dor, pavor e morte e deseja acima de tudo a destruição. Quais escolhas devem ser feitas? O que importará mais? A força ou a sabedoria? Quais serão os caminhos dos guerreiros sagrados diante dos desafios? Haverá ainda espaço nas almas para a esperança? 

Seja bem-vindo a Gaian. Um livro sobre perda, poder, pureza, vingança, aprendizado, medo e, sobretudo crescimento. Um livro onde o passado, o presente e o futuro se encontrarão para formar o destino.

Resenha

Tudo transcorria bem na pacata  cidade de Arinon, sua população aproveitava de tempos de paz e tranquilidade que há muito não desfrutavam, contentes pela colheita que mostrava números e quantidades promissoras para aquela temporada, preparavam felizmente todos os detalhes para a Festa Anual Fennit, tradição que mantinha-se por mais de 10 anos, segundo os supersticiosos, devido a ela as colheitas sempre foram bem sucedidas.

Os sinais apontavam para um futuro belo e pacífico, longe de quaisquer resquícios de guerra, todavia, essa tranquilidade corriqueira fora de alguma forma abalada, devido ao fato de cessarem as mensagens vindas do Reino do Norte, tal acontecido preocupava muitos da pequenina cidade, temerosos de que esse silêncio indicasse uma presença indesejada.

Ademais na história conhecemos Ehlen, jovem e imponente líder de Arinon, este que vem sustentando algumas preocupações, uma vez que, há algum tempo tem sonhos que perturbam suas noites de descanso, neles presságios indicam que a guerra e total devastação rumam em direção a cidade.


Preocupado de que esses sonhos realmente fossem presságios de um futuro próximo Ehlen decide convocar uma reunião com seus conselheiros, para propor algumas medidas que reforçassem a segurança de Arinon, todavia, suas ideias foram consideradas tolices por muitos dos presentes na reunião, consideradas como desnecessárias para aquele momento. Temendo pelo pior, ele revela aos presentes os presságios que recebera pelos sonhos, conseguindo dessa forma marcar uma nova reunião. 

Os conselheiros e anciões presentes na reunião são convocados para o novo encontro que daria-se na manhã seguinte à Festa Anual. Surpreendentemente, durante esse curto espaço de tempo coisas inesperadas acontecem: longe de onde acontecia a festa, uma batalha incrível acontece em um modesto campo de trigo, no qual conhecemos a força e habilidade de um poderoso guerreiro; sucedidos pela antecipação da reunião do Conselho e a confirmação da guerra que havia sido causada por um antigo mal, que agora rebelava-se ferozmente; ademais somos agraciados com a revelação do surgimento de uma antiga e poderosa classe de guerreiros, destinados a combater a ameaça que aproxima-se.

Uma incrível e inimaginável jornada começa aqui, repleta de desafios e adversários, onde caminhos nos levam a conhecer novas e belas cidades, e também protagonizar imprevisíveis e brutais batalhas.  


Tive o intuito de fazer apenas essa breve introdução para não correr o risco de revelar mais do que o necessário sobre o livro e sua fascinante história. Partimos agora para algumas considerações acerca da obra, estas que não poderiam ser melhores:

A narrativa presente no livro é simplesmente fantástica! Cláudio Almeida em sua escrita carrega o leitor e o transporta por toda as aventuras do mundo de Gaian, com uma escrita rica em detalhes, que nos fazem imaginar todo o cenário e idealizar em nossas mentes as poderosas magias e cenas de batalha, vale aqui ressaltar, a construção de todo o universo onde se passa a história, feita de forma única e original, com sacadas geniais quanto a criação das Eras e Reinos, bem como as personalidades e acontecimentos históricos que os embalam.

Assim como citado anteriormente, Cláudio mostra uma extrema perícia para com a construção do seu livro, quero destacar todo o empenho destinado as cenas de batalha, estas que fizeram muitas vezes com que eu sentisse o ardor daquele momento, toda a raiva, desespero e dor presentes nelas. 

Outro ponto forte do livro, sem sombra de dúvidas, são os personagens. O autor conseguiu de forma brilhante construir e dar vida à personagens incríveis, cada um com sua particularidade e história de dor e superação, com obstáculos e desafios pessoais, todos eles, de alguma forma conseguem ganhar espaço e marcar nossa memória com sua lembrança, seja ela boa ou ruim. Aqui deixo todo meu favoritismo e carinho por Erion, personagem que ganha meu respeito e consideração nas primeiras páginas do livro, no qual, podemos ver todo sua força e poder, uma personagem que sacrifica até mesmo sua vida em função de um bem maior. 

Ilustração da maravilhosa Erion <3
Em relação à estética do livro só tenho os melhores elogios. Apresenta uma capa que condiz exatamente com o enredo da história, além disso, encontramos lindas ilustrações que antecedem todos os capítulos da obra, estas que retratam partes importantes presentes naquele trecho. Vale ressaltar também, que ao final do livro podemos encontrar alguns apêndices que revelam informações e detalhes sobre a história de Gaian, como nome de personagens, as magias presentes na história, os reinos e eras desse mundo fictício, bem como, um mapa que demarca todo o território e que auxilia durante a leitura.

Antes de encerrar a resenha, gostaria de enaltecer os belos ensinamentos que por vezes encontramos presente no livro, estes que valem não somente para os personagens, mas também para o atento leitor, que observa e absorve o que o livro quis dizer.

Agradeço nosso querido parceiro Cláudio Almeida, por ter acredito no trabalho do blog e ter possibilitado a oportunidade de viver essa história maravilhosa. Para aqueles amantes de fantasias épicas, repletas de magia e batalhas, sedentos por ação e belos ensinamentos, busquem ler Gaian - O Reinício e apaixonar-se por esse mundo, assim como eu me apaixonei. 


Avaliação

Postagens Relacionadas

33 comentários

  1. A capa do livro é bastante interessante, gosto muito de histórias de fantasias são histórias que tem muita emoção, o livro tem uma mistura muito boa do presente, passado e futuro que torna a história mais incrível. Gostei muito das ilustrações, o livro do Cláudio Almeida está proporcionando uma história muito boa, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá querido, vou ser sincera em te dizer que esse estilo de história nunca me chamou muito a atenção, prefiro ler romances! Mas em relação a sinopse, parece ter muita aventura nesse livro, isso para mim já é um ponto positivo hehe.
    vc escreve muito bem, parabéns.

    ResponderExcluir
  3. oi!!
    Nossa, esse livro parece ser bem legal :D
    O fato de se passar nesse universo todo "guerrilheiro" me influência muito. Gosto desta temática ;)
    A resenha ficou ótima!!
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Sou apaixonada por fantasia e os mundos criados pelos nossos queridos autores.
    Desconhecia Gaian e já foi para a lista de desejados.
    Fico feliz em saber que a escrita do Cláudio consegue transportar o leitor para esse universo mágico que criou e que os personagens são um ponto forte da obra.
    Adorei sua resenha e seu blog e já estou seguindo para ficar por dentro de todas as novidades!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem
    Nunca ouvi falar sobre o livro, mas o mesmo tem uma premissa muito boa. Eu estou descobrindo a fantasia agora e amo seres míticos. Além disso, pelo que li o livro contém ação e tenho certeza que vou gostar. É bem legar ver nossos autores nacionais nos surpreendendo. Já vou adicionar o livro a minha lista de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, não é muito o tipo de livro que gosto, mas pela qualidade da obra citada na sua resenha, fiquei bem curiosa para conhecer mais sobre a escrita do autor. Acho que é uma história muito bem desenvolvida. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, mas fantasia é bem vindo em minhas opções de leitura, ainda mais com personagens tão em construídos como você salientou. O cenário onde a história acontece foi outro fato que me chamou atenção, por isso estou anotando sua dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esse com certeza não é meu estilo de leitura, mas é do meu filho, vou apresentar a ele esse livro e autor, sei que ele vai gostar muito!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro,mas me parece bem interessante,pela sua resenha é uma história incrível,parabéns ao Cláudio Almeida e sucesso para vocês!Bjs

    ResponderExcluir
  10. Nao deveria, mas julgo o livro pela capa e só por isso eu já compraria.
    Agora... que resenha boa de se ler. Adorei a história, é meu estilo de leitura e ainda quero saber mais sobre os personagens.
    Me deu muita vontade de comprar. ^^
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Edenildo, eu adoro mergulhar nesses universos fantásticos e esse parece ser dos bons. Imagino que esses sonhos, que são presságios sejam só o início de uma ótima história para o leitor. Muito legal saber que o autor se dedicou tantos em detalhes importantes no enredo, como a construção dos personagens e outros detalhes citados. Gostei muito da dica.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  12. Oi amado, não conhecia o livro, parece ser legal! obrigado pela dica e parabéns pela resenha, beijinhossssss

    ResponderExcluir
  13. Não é o tipo de leitura que me atrai,mas sua resenha está muito boa,dá até vontade de ler!
    Abraço e boa semana.

    ResponderExcluir
  14. Eu simplesmente estou louca para ler esse livro desde que li a entrevista do autor lá no blog Gnoma Leitora. Só em saber que o escritor tem influencias Tolkianas e acompanha o trabalho do Deus da Morte aka George Martin, já me deixa curiosa de uma forma que não sei explicar, deve ser uma aventura viciante e unica ler a história. Adorei a estrutura da tua resenha e os quotes escolhidos, beijos.

    ResponderExcluir
  15. A capa e divina,eu acho que me apaixonaria por este tipo de leitura pois pareceu muito bem redigida.

    ResponderExcluir
  16. Que livro é esse gostei muito,embora eu ainda não conheça ele é bem interessante com certeza,adoraria ler,a capa é fora do sério perfeita amei,beijinhos.

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha. É o tipo de livro que eu gosto e realmente a história me interessou muito. Não conhecia o autor e por isso agradeço por trazer pra nós essa resenha hoje.

    ResponderExcluir
  18. olá,moço... ^^
    Acredito que a narrativa descritiva do autor deixe a gente visualizando tudo, desde os cenários até os pontos mais alucinantes da obra...gosto de Fantasias nessa vibe,porque me transportam pra dentro da história...
    sugestão anotada... curti demais tua resenha...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  19. Oi Ed, tudo bem:

    Tive o prazer de ler esse livro ano passado e n"ao foi a toa que ele ficou entre os 10 melhores de 2016. O Claúdio realmente conseguiu criar uma obra que cativa o leitor e o faz emergir de cabeça no universo construído com tanta maestria. As cenas se tornam tão reais, que em determinado momento é como se o leitor estivesse dentro do livro, travando aquelas batalhas. É impossível não se encantar com uma obra muito bem escrita e trabalhada, é tudo muito palpável! Parabéns pela resenha, conseguiu transmitir exatamente as sensações transmitidas pelo livro!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante da premissa e da capa, e sua resenha só me deixou mais intrigada. Como eu desconhecia obra e autor, foi um prazer ser apresentada a ambos. Achei a história bem cativante, com muita aventura e se você afirma que está bem estrturada, sei que será ótimo de ler. Dica anotada!

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro,mas me parece bem interessante,pela resenha é uma história bastante interessante,parabéns pela postagens,gostei demais da resenha parabéns

    ResponderExcluir
  22. Que legal!
    Gostei, vou indicar ao meu sobrinho, bem a cara dele!
    bjus

    ResponderExcluir
  23. Amo histórias assim, já quero este livro, parece realmente maravilhoso!

    Bjokas da Vaci :*

    ResponderExcluir
  24. Gosto muito de livros nesse estilo, descobri esse gosto depois que conheci meu esposo. Aí ele me apresentou esse fantástico mundo.
    Gostei muito da tua resenha. Tu escreve muito bem.
    Amei teu blog.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Gosto muito de livros de aventura, esse parece ter bastante ação, ainda não li nenhum assim. Vou colocar na minha lista. Parabéns pela resenha, muito bem escrita ! :D

    ResponderExcluir
  26. Gostei bastante da proposta do livro, a história parece ser muito legal,fantástica e com muita magia.Essas aventuras fazem a gente imaginar e sonhar!! Gostei também da resenha do livro,muito bem escrito.Parabéns amigo por compartilhar essa dica conosco.Bjsss

    ResponderExcluir
  27. A sua resenha ficou muito boa Ed, particularmente não leio esse tipo de literatura, sou mais de olhar as imagens (bonitas), mas tem aqui em casa um cara que adora esse estilo literário e será para ele (meu sobrinho) que vou mostrar essa sua boa sugestão

    Abraços
    Rafael

    ResponderExcluir
  28. Já havia visto um resumo desse livro e gostei bastante. Com sua resenha senti mais vontade ainda de ler. Parabéns pela bela resenha.

    ResponderExcluir
  29. Realmente parece uma história muito incrível. Gosto muito de romances, mas essas aventuras épicas não ficam para trás na minha lista de desejos quanto a leitura. Parabéns pela resenha que descreveu muito bem parte dessa aventura.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  30. Com certeza é o gênero que mais gosto!😃
    Vai com certeza para minha lista de livros q quero ler!
    bjus

    ResponderExcluir
  31. Me identifiquei com o livro pois tbm tenho presságios em sonhos! As vezes sonho com coisas que acontecem no dia seguinte e outras que demoram anos, sempre me senti diferente kkk

    ResponderExcluir
  32. Gente que livro incrível, que trabalho do Cláudio em construir um enredo tão fascinante, está de parabéns o autor. Vou pesquisar e ler esse livro que me apaixonei, parabéns a você pela parceria e sucesso!

    ResponderExcluir