Resenha: "Escuridão Total Sem Estrelas" de Stephen King

sexta-feira, junho 23, 2017


Olá pessoal! É com muita empolgação que eu venho contar pra vocês como foi a minha primeira experiência lendo Stephen King! Li o livro faz alguns meses e devido ao meu fascínio pelo mestre do terror à muito tempo venho procurando a oportunidade para escrever uma resenha sobre a obra, então yay! Finalmente eu consegui! Espero que gostem da resenha, curtam e compartilhem para ajudar na divulgação do Nerds Universo. Sua participação é fundamental! 


Sinopse: Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Em Escuridão total sem estrelas os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas. Em 1922, o agricultor Wilfred e o filho, Hank, precisam decidir do que é mais fácil abrir mão: das terras da família ou da esposa e mãe. No conto Gigante do volante, após ser estuprada por um estranho e deixada à beira da morte, Tess, uma autora de livros de mistério, elabora uma vingança que vai deixá-la cara a cara com um lado desconhecido de si mesma. Já em Extensão justa, Dave Streeter tem um câncer terminal e faz um pacto com um estranho vendedor. Mas será que para salvar a própria vida vale a pena destruir a de outra pessoa? E, em Um bom casamento, uma caixa na garagem pode dizer mais a Darcy Anderson sobre seu marido do que os vinte anos que eles passaram juntos. Os personagens dos quatro contos de Stephen King passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada — bom senso, piedade, justiça ou estrelas — para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes.

Resenha

Escuridão Total Sem Estrelas é composto por quatro contos que buscam retratar em especial o ser humano, destacando a obscuridade de sua alma quando pressionada a estados críticos. De forma fantástica, Stephen King mostra o que levaria o ser humano a atingir a sua forma mais sombria. Seria a ganância? Vingança? Sede de justiça? Inveja? Ao longo das páginas o autor nos leva a uma profunda reflexão de quão longe uma pessoa pode chegar e do que está disposta a fazer para consumar aquilo que tanto deseja.
O primeiro conto, intitulado 1922, o maior dos quatro contos, narra a confissão do crime praticado por Wilfred James, fazendeiro esperançoso, que planeja prosperar com suas terras, casado com a sonhadora Arlette James e pai de Hank. Um agricultor apaixonado por sua fazenda e sua vida no ambiente rural, encontra-se em um verdadeiro empasse quando sua esposa herda 100 acres de terra. Wilfred amante de sua vida na fazenda, propõe que os acres de terra sejam anexados ao terreno que já possuem, todavia, sua esposa Arlette, cansada da vida no campo e almejando uma vida na cidade, decide vender o terreno herdado, dessa forma, incitando uma revolta no agricultor. 

A trama do conto passa a girar sobretudo em torno desse conflito de interesses de Wilfred e sua esposa, culminando em desdobramentos chocantes e surreais. Mesmo evitando ao máximo dar possíveis spoilers do livro, vale dizer que o crime cometido por Wilfred torna-se evidente nas primeiras páginas da história, todavia, este realmente choca devido as suas peculiaridades e teor de crueldade embutidos na sua consumação. O ambicioso Wilfred nos dá um verdadeiro exemplo de como determinados caminhos podem nos levar ao fundo do poço. Literalmente.
Em Gigante do Volante, segundo conto do livro, somos apresentados a Tessa Jean, escritora que está a caminho de uma palestra, qual foi convidada para realizar, em uma cidade vizinha. O trama da história, dá-se quando a escritora se vê presa em uma situação horrível, que por muitas vezes parece não ter saída. Durante a viagem de volta para sua casa, Tessa segue uma nova rota, proposta por sua contratante, segundo esta o trajeto ajudaria a economizar tempo. O terror da jovem escritora começa quando os pneus de seu carro furam ao passar por cima de madeiras repletas de pregos. A mercê da ajuda de alguém, Tessa não exita quando um enorme homem lhe oferece ajuda, o que ela não esperava era que este homem a estupraria, deixando-a à beira da morte. Ainda viva Tessa se recupera do acontecido e planeja friamente sua vingança. 

Stephen King trabalha de forma brilhante neste conto, em especial nos momentos de terror vividos pela personagem. A escrita nos leva a passar juntamente com a jovem escritora os momentos de dor e sofrimento, levando-nos muitas vezes á arrepios, bem como, acompanhar todos os passos cautelosos de sua elaborada vingança. Sem dúvidas, Gigante do Volante é um dos meus contos preferidos desta brilhante obra escrita por King.
O terceiro conto e também o menor deles é Extensão Justa. Nesta história conhecemos o bancário Dave Streeter que encontra-se com câncer. Um dia, quando passava por uma estrada em seu carro, depara-se com uma pequena barraca, no qual um vendedor ambulante vendia extensões. Extensões de todo o tipo e forma: de cabelo, de crédito, de altura e inclusive, de vida. Dave descobre que poderia ter uma extensão de 15 anos de vida, todavia, esta negociação tinha um preço: deveria passar sua doença para outra pessoa, esta deveria ser alguém que o bancário odiasse.

Extensão Justa não apresenta o mesmo teor de terror e crueldade que se presencia nos outros contos, todavia, não perde para os demais. Os desdobramentos da história são fascinantes, e reforçam a ideia de que não conhecemos ninguém completamente, muito menos nós mesmos. 
O quarto e último dos contos é Um Bom Casamento. Neste conto conhecemos a amorosa Darcy Anderson, esta levava uma vida perfeita, almejado por todas as mulheres: um casamento maravilhoso, mãe de dois filhos e vivendo em serenidade. O que Darcy não imaginava era que uma simples descoberta pudesse levar a baixo toda essa relação perfeita com seu marido, dessa forma, suscitando inúmeros questionamentos e levando-a tomar uma importante decisão.

Stephen King simplesmente arrasa na escrita deste conto. Eleito como um dos meus favoritos, Um Bom Casamento consegue segurar o leitor até o final, com desdobramentos fantásticos e com um final maravilhoso. Tentei ao máximo não revelar muito da história, passando apenas o essencial, pois qualquer informação adicional poderia ser um spoiler. A trama nos faz pensar em muitos questionamentos, principalmente sobre as pessoas com quem convivemos e se realmente as conhecemos.
Escuridão Total Sem Estrelas foi a primeira obra que li do mestre Stephen King e em desfecho posso garantir que foi sensacional. Além de ser um livro esteticamente lindo, com bordas negras, acentuando ainda mais o caráter sombrio da obra, traz consigo uma leitura maravilhosa, apresentando a escrita fantástica e envolvente de King, pela qual me apaixonei. Faço apenas uma pequena observação: para os leitores que não gostam de cenas fortes, de violência e morte, Escuridão Total Sem Estrelas deve ser evitado. O livro é muito rico em detalhes e exemplifica cenas muito pesadas e cruéis. 

Espero que tenham gostado da resenha. Deixem nos comentários o que acharam, se já leram a obra citada ou alguma outra do mestre Stephen King, além disso, deixem suas sugestões para próximas resenhas e críticas aqui do blog. Um grande abraço!

Avaliação

Postagens Relacionadas

51 comentários

  1. Olá! Gostei muito da sua resenha. Nunca li livros desse tipo mas, amo a arte da leitura e quero em breve poder ler. Muito boa a maneira que você escreve.
    Beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa! Muito feliz em saber que gostou da resenha. King tem uma escrita maravilhosa e envolvente. Tente algum dia embarcar nessa aventura deliciosa. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Quando escrevo, acabo me inspirando em Stephen King, adoro as obras dele e Escuridão Total Sem Estrelas explora toda a obscuridade contida no ser humano e eu simplesmente vibro com as frases do livro, como a do satã compensar as pessoas pelas más ações. Stephen King é o gênio do terror ao lado do Edgar Alan Poe, claro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carmen, tudo ótimo e você?
      King tem uma escrita fantástica e suas histórias fazem nossas cabeças simplesmente explodirem. Sou seu fã declarado e espero ler uma outra obra dele em breve. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Os livros de Stephen King são incríveis ele tem uma escrita que fascina, o titulo do livro Escuridão Total Sem Estrelas é bem cativante, gosto muito de contos a história é cheia de mistérios. Fiquei bastante curiosa pelo desfecho do livro, ainda não li nenhum livro do autor, mas se tiver uma oportunidade com certeza vou querer ler, abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimar! King é simplesmente fascinante e sua escrita maravilhosa. Não perca a chance de fazer essa leitura caso tenha a oportunidade.
      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Ainda não li esse livro, mas sou um grande admirador de Stephen King. Não sabia que ele era de contos, mas já está na minha lista. Ano passado li Doutor Sono, que foi a continuação de O iluminado. Indico esse último quando tiver oportunidade, obra em que se baseou o grande sucesso de bilheteria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Evandro! Um prazer ter sua presença aqui no blog. O Iluminado e Doutor Sono estão na minha estante e também na minha lista de leituras atrasadas, espero poder fazer a leitura em breve. Um grande abraço!

      Excluir
  5. Que legal adorei saber tudo isso gostei muito do seu post parabéns sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paula! Fico muito feliz que tenha gostado da crítica de Escuridão Total Sem Estrelas. Convido a voltar sempre aqui no blog e conferir outras críticas e resenhas.
      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Já quero ler essa obra que deve ser muito boa!! Amei a capa e o título! Li do autor, "O Iluminado" e assisti as adaptações cinematográficas: O Iluminado, Carrie a estranha e A espera de um
    milagre.

    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cidália! Super indico Escuridão Total Sem Estrelas como leitura. Quando aparecer a oportunidade não perca a chance de embarcar nessa aventura. Um grande abraço!

      Excluir
  7. Oi, nunca li nenhum livro desse autor, mas terror é sempre uma boa temática!
    Adorei a sua resenha, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey José! Tudo bem? Fico muito feliz em saber que gostou da resenha. Fique À vontade para voltar sempre ao blog e conferir outras resenhas e críticas. Um grande abraço!

      Excluir
  8. Stephen King é um arraso né? Fico feliz de poder ler uma resenha sobre um livro dele aqui no blog! Eu ainda não tive a oportunidade de ler Escuridão Total Sem Estrelas, mas confesso que li a sinopse e JÁ QUERO! Eu sou fascinada em como o ser humano pode funcionar em diversas situações e essa sinopse me trouxe um pouco disso. Um conto parece ser mais perturbador que o outro! Fiquei extremamente curiosa e já estou procurando pelo livro. Amei sua resenha! Você conseguiu sem dúvidas me deixar muito mais intrigada e querendo devorar esse livro. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Daiana! Tudo bem? Uma honra ter sua presença aqui no blog. Fico muito feliz em saber que consegui de alguma forma estimular sua curiosidade acerca do livro. Garanto que é uma leitura simplesmente fantástica e que gostará muito. Volte sempre para conferir mais novidades sobre King e outros autores maravilhosos.
      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Olá! Tudo bom?
    Eu adoro esse autor ele é muito fera, ainda não li esse livro, acho a capa linda demais. Parabéns por sua resenha esta incrível.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey! Tudo ótimo e você? Muito obrigado por seu comentário. Fico muito feliz em saber que gostou da resenha. King é um autor fantástico e suas obras merecem esse destaque. Um grande abraço!

      Excluir
  10. Olá Ed, tudo bem?

    Sou louca para ler algo do King, tenho até alguns livros dele na estante, mas como sou uma medrosa ao extremo, sempre acabo postergando a leitura. Fiquei curiosa em saber que os contos retratam muito da mente humana e seus comportamentos, isto é algo que me agrada. Gostei dos resumos que você trouxe de cada um. Me deixou com vontade de ler, mesmo com as cenas fortes de morte!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice, tudo ótimo e você?
      Feliz em saber que de alguma forma consegui estimular sua curiosidade sobre os contos de Escuridão Total Sem Estrelas. King é um autor fantástico e suas obras merecem o devido destaque.
      Um grande abraço!

      Excluir
  11. Não sou muito fã de terror, mas sou apaixonada por uma boa história e simplesmente as 4 parecem incríveis, fiquei com muita vontade de saber o desfecho desses contos, acredito que o mais difícil pra mim seria o Gigante do Volante. Como sempre arrasou na resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anna! Muito obrigado pelo comentário. Feliz em saber que gostou da resenha. Realmente os quatro contos são fantásticos. Volte sempre aqui no blog e confira as próximas resenhas e críticas.
      Um grande abraço!

      Excluir
  12. uma resenha muito bem feita parabens adorei conhecer o livro a historia é algo envolve uma leitura muito gostosa de si fazer ja vai para a minha lista para comprar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário! Legal saber que a resenha conseguiu despertar sua curiosidade acerca da obra do mestre Stephen King.
      Um grande abraço!

      Excluir
  13. Nossa muito bom os livros de Stephen King, amei a resenha com certeza vou adorar ler esse livro. Sucesso, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ade! Adorei saber que gostou da resenha e que de alguma forma ela estimulou sua curiosidade sobre a obra do King.
      Um grande abraço!

      Excluir
  14. Me parece que Stephen King é sucesso mais uma vez, os livros dele são incriveis. Adorei esse tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. King é um autor sensacional e suas obras merecem o devido destaque. Acompanhe o blog e confira as próximas resenhas das obras do mestre.
      Um grande abraço!

      Excluir
  15. Nossa amei a resenha, sou apaixina por livros e filmes de terror, mais nunca tinha visto este livro gostei MT, parabéns 👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito feliz em saber que gostou da resenha. Fique ligada aqui no blog e confira as próximas resenhas e críticas.
      Um grande abraço!

      Excluir
  16. Edenildo, meu amigo, como você escreve bbem! Tks, god!
    Vamos lá, eu estou aqui com vários sites de livrarias abertas porque quero muito ler este livro. Dos 4 contos que você escreveu, eu gostei muito de "Extensão Justa" e "Um Bom Casamento". O primeiro porque deve ser f@d! poder se livrar de uma doença, mas o preço de passá-la pra alguém q você detesta pode trazer um regozijo mas uma culpa tensaaa cristã, ehehehe. Já o "Um Bom Casamento" seria mais para ler algo que conflite com a ideia da familia equilibrada e perfeita, adoro temas assim. Obrigada pelo post!ADOREI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Tati! Muito obrigado pelo comentário positivo e elogios. Me alegra saber que a resenha contribuiu para despertar seu interesse na obra do incrível Stephen King. Convido a voltar sempre aqui no blog e conferir resenhas e críticas.
      Um grande abraço!

      Excluir
  17. Parabéns pelo texto e pela dica. Eu não conhecia essa obra, mas já tive contata com Milha Verde (A espera de um milagre). A história é sensacional, mas confesso que fazer a leitura não gerou o mesmo prazer em mim. Acho que isso acontece com a literatura. Apresenta uma narrativa incrível, mas nem sempre a leitura a acompanha
    https://refletindoweb.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Rodrigo pelo comentário. Muito bom saber que de alguma forma a resenha contribuiu para que conhecesse essa obra fantástica do King.
      Um grande abraço!

      Excluir
  18. Sou fã de terror e mistério, e sou fascinada pela forma com que King demonstra as faces mais cruéis dos seres humanos. Adorei tua resenha, fiquei com muita vontade de ler o livro. Vc instigou o leito sem oferecer spoilers pra isso. Gratidão! Muita Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Kelly! Legal saber que gostou da resenha e que ela ajudou a instigar sua vontade de ler o livro. Um grande abraço!

      Excluir
  19. Tenho um pouco de dificuldade em ler Stephen King, já que não é um estilo de leitura que me agrada. Mas sei que o autor tem vários fãs e que seus livros fazem muito sucesso.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Mari! Poxa, pena que o estilo do King não lhe agrada, mas fique ligada aqui no blog e confira resenhas de outros autores também fantásticos.
      Um grande abraço!

      Excluir
  20. Heey! Eu ainda não li nada do Stephen King, cê acredita? Sei que ele tem muitos fãs e os livros dele são um sucesso. E minto, eu lembrei agora que já li parte de um livro dele, Sob A Redoma, livro gigante, quero retornar essa leitura um dia. Adorei a resenha e parece ser um livro interessante, guardar para uma futura leitura!
    Abraços.
    https://diarioleitorblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Douglas! Feliz em saber que gostou da resenha e que Escuridão Total Sem Estrelas entrou na sua lista de leituras. Sob A Redoma também é um dos livros que estão na minha lista de leituras, mas a falta de tempo me impede de começar.
      Um grande abraço!

      Excluir
  21. Oi tudo bem?
    Vou te confessar que não tenho a mínima vontade de ler nada do Stephen King, acredito que é porque passo bem longe dos livros de terror mas vejo que ele tem diversos leitores que amam as obras dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tais, tudo ótimo e você? Poxa, pena saber que ainda não teve a curiosidade de ler alguma obra do King. Os seus livros são fantásticos e merecem o crédito.
      Um grande abraço!

      Excluir
  22. Nossa, eu amei a resenha e como você escreve bem, adorei o seu blog é tudo muitoo lindo mesmo..
    Livros de terror não é meu forte, mas a resenha que você descreve sobre o livro é magnifica! parabens e sucesso ❥

    www.levandoaseriio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios. Legal saber que gostou da resenha e que de alguma forma ela contribui para que pudesse conhecer melhor sobre a obra do King.
      Um grande abraço!

      Excluir