Crítica: 3% (3 POR CENTO)

sábado, dezembro 03, 2016

O processo já começou!



SINOPSE

Em um futuro pós-apocalíptico não muito distante, o planeta é um lugar devastado. O Continente é uma região do Brasil miserável, decadente e escassa de recursos. Aos 20 anos de idade, todo cidadão recebe a chance de passar pelo Processo, uma rigorosa seleção de provas físicas, morais e psicológicas que oferece a chance de ascender ao Mar Alto, uma região onde tudo é abundante e as oportunidades de vida são extensas. Entretanto, somente 3% dos inscritos chegarão até lá. 



Num período de grande sucesso das produções como Jogos Vorazes, Maze Runner e Divergente, a estreia da primeira série nacional na plataforma da Netflix também aborda temas relacionados a desigualdade, sobrevivência e escolhas.

A ficção tem como enredo um mundo pós-apocalíptico, no qual a sociedade é divida entre uma classe que vive na extrema miséria e pobreza e outra onde desfrutam de todas as regalias e melhores condições de vida. Ao completarem 20 anos, as pessoas dessa então classe pobre, tem a oportunidade de se inscreverem em um processo seletivo, que tem por objetivo selecionar apenas os 3% dos indivíduos qualificados para morar no Maralto, um paraíso cheio de oportunidades e promessas de uma vida melhor.


Com o desenrolar dos episódios podemos acompanhar todas as provas pelo qual os candidatos devem passar, além disso, gradativamente, através de flashbacks nos é revelado o passado perturbador que persegue cada um dos participantes. Nesse sentido o roteiro foi bem trabalhado e se desenrolou com grande precisão, desse modo instiga a simpatia do telespectador por alguns candidatos, assim como a aversão por outros. Destaque para Joana (Vaneza Oliveira), Fernando (Michel Gomes) e Rafael (Rodolfo Valente), que em uma relação de união e desconfiança conseguem chamar a atenção do público e proporcionarem um bom desenrolar da história.

Nesse plano de fundo vale destacar elementos que buscam movimentar a trama, como as torturas e manipulações usadas pelo Processo e a existência de pessoas infiltradas pertencentes a um grupo de resistência, chamado de Causa.



A série busca mostrar vários aspectos da sociedade, elevando consigo fortes críticas à estrutura social vigente: o corrompimento do ser humano, mostrando até que ponto o mesmo pode chegar quando acredita e deseja fielmente algo, a falsa felicidade e ideologias cegas que colocam em xeque o caráter de seu adepto, e sobretudo a política de meritocracia como forma avaliativa. Muitas vezes, o mérito dos participantes é colocado em dúvida com a inversão de valores que encontra-se presente no encadeamento da trama, no qual o esperto tira o lugar do correto e o bonzinho, por acreditar merecer mais que os outros, se revela o pior de todos. 

Esse é sem dúvida um dos pontos fortes da série, que soube de forma inteligente retratar esses aspectos e mostrar que muitas vezes a justiça é apenas uma ilusão.



Um dos aspectos negativos e que muitas vezes vezes incomoda quem está assistindo é o titubear da câmera, não sei se proposital, mas que muitas vezes por não conseguir acompanhar o diálogo e explorar alguns ângulos não favoráveis, causa certo desconforto. Contudo, o roteiro e a boa atuação dos atores nos levam a acompanhar a história até o fim.

Essa é na minha opinião uma série que merece uma chance, para aqueles que gostam de uma boa distopia vale a pena investir um final de semana para assistir 3%.

TRAILER

            


NOTA

Postagens Relacionadas

17 comentários

  1. Eu assisti o primeiro episódio da série, mas ainda não voltei a assisti-la. Alguma coisa não me conquistou kkk mas confesso que achei a proposta da série interessante. Gostei bastante da análise, concordo com os pontos que você apontou, principalmente a questão da justiça ser uma ilusão. Acho que mesmo no primeiro episódio eu senti percebi isso. Cada personagem tem sua própria motivação também. Isso eu gostei na série.

    Voltarei a assistir assim que possível! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  2. Devo adimitir quando vi pela primeira vez tive um certo receio mas depois desse seu belo trabalho irei dar uma chance e assistir a série, obrigado pela dica nunca iria ver por conta própria

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar da série dizem que ela é ótima, achei bastante interessante que a série é brasileira, que bom ver que o Brasil está investindo em séries. Todos os personagens são bem cativantes e fortes, e a série aborda temas importantes, com certeza vale a pena assistir a série, abraços.

    ResponderExcluir
  4. A minha colaboradora gostou muito dessa série.
    Não assisti pois distopias não é meu forte, acho as histórias muito iguais :( Notei que a série tem uma critica muito forte a sociedade.
    Bom, por ser nacional, quer assistir uma hora dessas para ver se gosto.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desta série pois sou nova nesse mundo da Netflix. E me impressionou ser do Brasil! Vou procurar aqui e se incomodo que você falou do titubear da câmera não for tão recorrente creio que vou gostar e ficar viciada

    ResponderExcluir
  6. Também concordo com vc em relação ao titubear da câmera. Como eu tenho labirintite, quando isso acontece, me dá uma sensação muito ruim... mas eu curto a série, fora isso.

    ResponderExcluir
  7. Eu estou louca pra assistir essa série, parece muito boa e o pessoal fala tão bem, mas acho que você não curtiu tanto, mesmo assim irei dar uma chance para a trama ♥️

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei bastante da série. Confesso que algumas situações me davam um certo nervoso, como a câmera mesmo, mas não consegui abandoná-la. Acredito que me deixar curiosa com todo o processo, as provas, A Causa foi um sucesso para me faze-la assistir inteirinha bem rápido. A série é bem bacana e ganha muitos pontos comigo por ser uma série nacional. Adoro valorizar nosso profissionais, nossos atores e tudo mais. Acho importante e isso me cativa. Não me arrependo nem um pouco de ter visto e aconselho a todos que deem uma chance para uns três episódios, ao menos. Ótimo post! Valorizando nossas séries também <3 Todos devemos dar uma chance a 3%! Simples, mas com bons elementos né =) beijão

    ResponderExcluir
  9. Eu estou louca para ver a série pelo que parece ser ótima que pena que você não gostou

    ResponderExcluir
  10. Olá.
    Esperava uma nota mais alta, haha.
    Enfim, amei sua opinião, e em grande parte é tudo o que eu também penso. Gostei demais da série, a única coisa que deixou um pouquinho a desejar foi a atuação de alguns atores.

    Abraços
    http://www.mundoinvertido.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá. Não conhecia mas, já anotei para assistir amanhã. Gostei muito da história e acho que vou gostar muito.
    Parabéns pela forma que escreve, amei.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  12. Sensacional a sua resenha! Estou esperando acabar 13 reasons pra começar a ver essa. Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar dessa série, o tema "futuro apocalíptico" não é um dos meus preferidos porém, como você disse, vou dar uma chance. Adorei a dica! Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi Ed, tudo bem?

    Assisti a série ano passado, assim que lançou e gostei bastante de como abordaram tantos assuntos. Na minha opinião, a série faz um garnde paralelo com a nossa atual sitiação, seja política ou pessoal. As pessoas estão sempre buscando o mais, buscando chegar mais alto, e algumas dessas pessoas não medem esforços, apenas querem chegar do lado de lá. Diferente da maioria das pessoas que assistiu a série, não consegui gostar tanto assim da Joana. Meu personagem preferido foi o Rafael, o nada certinho, mas que de certa forma, está acreditando em uma mentira e buscando algo verdadeiro. Gostei dos pontos que você abordou!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Já tinha ouvido falar da série,Não é meu tipo de serie preferida porém vi um pouco com meu marido,Eu sou do tipo que tem vários gostos mas quando o assunto é filme/livro é aquele ditado ''tem que ser desse tipo'' o post ficou ótimo,parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Sinopse: Em um futuro pós-apocalíptico não muito distante ... Meus amigos assistiram e disseram que é uma história baseada em alguns fatos reais dos dias de hoje ... Eu já estou ansiosa para assistir, sei que muitos estão ansiosos para A segunda temporada. ...Ainda mais que é 100% brasileiro ... Fiquei curiosa para conhecer a série!

    ResponderExcluir
  17. Essa é a primeira resenha positiva que vejo dessa série, até me animou em assisti-la. Vou dar uma chance a ela.

    ResponderExcluir